domingo, 9 de dezembro de 2012

A Grande Biblioteca de Alexandria

                                                     Vista parcial do que era a biblioteca de Alexandria


Chamada de cidadela da consciência humana, a biblioteca de Alexandria foi o primeiro centro de pesquisas 
do mundo, por ela passaram grandes estudiosos, dentre os quais se destacam: Euclides, Arquimedes, Dionísio, Herófilos e Hipácia.
Fundada por Ptolomeu II no século III a.c. a biblioteca de Alexandria reunia exemplares de culturas e línguas de todo o mundo. A busca pelo conhecimento era tão importante, que as autoridades da cidade vasculhavam todas as embarcações, não em busca de contrabando, mas em busca de livros, assim que um livro era encontrado ele era copiado manualmente e depois entregue ao dono de origem.
Reunindo o máximo de livros possíveis, a biblioteca de Alexandria durante os seus sete séculos de existência, conseguiu reunir quase um milhão de exemplares, visto que, isso só foi possível, pelo fato da cidade de Alexandria além de ser um centro de pesquisas, ela era a sede do império egípcio, assim por ela circulava o comércio, como também um grande fluxo de informações, fazendo com que a mesma se tornasse uma acumuladora de conhecimento, atraindo estudiosos do mundo inteiro.
A parte física da biblioteca reunia dez grandes laboratórios de pesquisa, jardins botânicos, salas de dissecação, um observatório, e até um zoológico.
Após sete séculos de descobertas e conhecimentos acumulados, a grande biblioteca de Alexandria foi destruída por um incêndio, cujas causas são desconhecidas. A maior parte do acervo, séculos acumulados pelos estudiosos foram totalmente destruídos. Pouco resta desta tão grandiosa biblioteca, mas sabemos que muito do que descobrimos após os mil anos em que o mundo dormia sob a idade das trevas, os estudiosos daquela época já haviam descobrido, como muitas outras, que a humanidade nunca conhecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário