domingo, 9 de dezembro de 2012

Os Administradores

                                                                       Arquitetura persa


Sendo uma nação influenciada pela cultura babilônica e egípcia, os medos e os persas viviam em constantes conflitos. Os mesmos se desenvolveram em torno do planalto iraniano, possuindo vales férteis, os medos e persas desenvolveram a agricultura e o pastoreio.
Em meio a dissenções e conflitos, Ciro, conhecido mais tarde como rei do mundo, unificou todo o planalto, formando o império persa.
Desejando ampliar seu território, Ciro realizou várias expedições militares, pelas quais obteve êxito. Em pouco tempo, conquistou o reino da Lídia, várias cidades gregas, como também a grande babilônia, que caiu em 539 a.c.
O império criado por Ciro alcançou proporções gigantescas, já que se estendia do rio Indo até o mar mediterrâneo. Dando continuidade ao império após a morte do "Rei do mundo", Cambises seu filho decidiu dominar o único império que ainda não estava sob domínio persa. Por meio desta ideologia, Cambises em 525 a.c. na conhecida batalha de Pelusa, domina o Egito, como também a Líbia, que aceitou pacificamente a dominação.
Em meio ao grande império deixado por Ciro e Cambises, Dario, o grande, que reinou de 521 a.c. à 485 a.c. se voltou para os problemas internos, não realizando novas conquistas, mas mantendo em seu domínio os povos conquistados por seus antecessores. Para isso, Dario, pacificando as revoltas internas, respeitou as leis, cultura e costumes de cada um dos povos.
Para melhor arrecadar os impostos das nações conquistadas, Dario criou as Satrapias, ou seja centros administrativos, como também criou estradas que ligavam as mesmas, ou seja os centros, a sede do império.
Em 330 a.c. o império construído por Ciro, Cambises e Dario entrou em colapso, isso se deu pelo grande número de revoltas que ocorria em todo o império, como também pela má administração dos sucessores de Dario, sendo assim, os Medos e Persas foram dominados por Alexandre da Macedônia.



                                                                           Extensão do império persa

Nenhum comentário:

Postar um comentário